Seminário Eixo Brasília–Anápolis– Goiânia, foi realizado pela Codeplan (Companhia de Planejamento do Distrito Federal) no início de novembro, atraindo mais de 300 pessoas, entre representantes dos órgãos dos governos, de instituições de ensino e pesquisa e de entidades empresariais, sindicais e populares. Os participantes debateram estratégias de desenvolvimento da região.
Quatro mesas-redondas discutiram o modelo de inclusão social e o crescimento econômico sustentável da região; investimentos em logística necessários para capitalizar a localização privilegiada e alavancar o desenvolvimento econômico; estratégias para atração de setores industriais dinâmicos; e o potencial polo prestador de serviços.
O eixo Brasília – Anápolis – Goiânia contém duas das principais áreas metropolitanas do país: DF e Entorno, com 4 milhões de habitantes, e Goiânia, com mais de 2,4 milhões, que, com a aglomeração urbana de Anápolis (400 mil habitantes), somam 6,8 milhões de habitantes e têm PIB de R$ 270 bilhões – o 3º maior mercado consumidor do país.
O Centro-Oeste tem sido, nas últimas quatro décadas, a região que apresenta o melhor desempenho econômico entre as macrorregiões brasileiras. A sua participação no PIB nacional, que em 1970 era de 3,8%, passou para cerca de 10% em 2013 (R$ 480 bilhões).
O presidente da Codeplan avalia que esse eixo é o maior responsável pelo bom desempenho da economia do Centro-Oeste, mas ainda está muito concentrado no setor público, no caso de Brasília, e serviços, em Goiânia.
“Apenas em Anápolis, o setor industrial se desenvolveu com primazia. O objetivo do seminário é incentivar o planejamento integrado entres essas cidades para se apropriar da oportunidade de desenvolvimento industrial, com uma estratégia comum a todas”, afirmou Miragaya. Agência Brasília
Fonte - Visão Nacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário