O que Goiânia e Anápolis estão copiando de São Paulo?
Construção de corredores exclusivos para ônibus e ciclovias
Anápolis
A cidade de Anápolis deu início ao seu projeto de mobilidade urbana a pouco mais de um ano, o a ordem de serviço para a empreiteira Jofege Pavimentação e Construção Ltda foi iniciada com intervenções para a implantação dos seis grandes corredores para o transporte público e a construção de dois vuadutos.
Atualmente toneladasde ferro e concreto, abaixo e acima da terra, já dão sinais do que será o grande complexo sustentação e contorno ao viaduto da Avenida Brasil com a Avenida Goiás, já percebe-se que a obra de engenharia terá uma enorme dimensão e importância, do ponto de vista da construção em si e de sua funcionalidade, já mesmo antes de concluída com forte prognóstico de um novo cartão postal para a cidade de Anápolis e um componente do sistema de mobilidade urbana que poderá, se não resolver os problemas do trânsito na região, amenizar dentro da concepção que abarca o sistema de BRT (Bus Rapid Transit), ou, Transporte Rápido por Ônibus.
Goiânia
Além de faixa exclusiva para o transporte coletivo, as obras do Corredor da T-7 estão implantando ciclovias na região.
O trecho cicloviário será composto por quatro quilômetros de ciclovia (construção do pavimento), 900 metros de ciclofaixa (segregação da faixa para bicicletas por meio de taxões) e 3,2 quilômetros de ciclorrota (compartilhamento do mesmo espaço onde circulam veículos dotando-o de sinalização). As obras foram iniciadas na Avenida dos Alpes, no setor Sudoeste, com implantação de ciclovia até o Terminal das Bandeiras, totalizando os quatro quilômetros de ciclovia. A obra está sendo executada também pela empresa Jofege Pavimentação e Construção em Goiânia
Bicicletas Públicas Compartilhadas
Atualmente, a Serttel opera o sistema de bicicletas públicas compartilhadas em 19 cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná, Minas Gerais, Paraíba, Santa Catarina, Sergipe, Distrito Federal e Acre, e também na Argentina, nas cidades de Buenos Aires e Rosário.
Em Goiânia, as bicicletas públicas compartilhadas foram implantadas em parceria entre a Prefeitura e a Unimed, que é a patrocinadora do projeto. Até o momento, 3.689 foram realizados no sistema DeBike, 2.362 passes de utilização foram adquiridos, sendo que, destes, 1.338 foram para o uso mensal e 753, diário.
Até às 17 horas de sexta-feira, dia 06, o número de viagens chegou a 4.489. O dia em que as bicicletas foram mais utilizadas foi dia 1º de janeiro, quando o sistema registrou 429 viagens. A última quinta-feira, 05 de janeiro, ficou em segundo lugar, com 381 viagens.
O funcionamento do DeBike pode ser acompanhado em tempo real pela internet, no site www.debikegoiania.com, qual no são catalogadas as viagens e o nível de compensação ambiental pelas toneladas de crédito de CO2 geradas com o uso do transporte não poluente.
Em Goiânia, há 150 bicicletas públicas compartilhadas distribuídas em 15 pontos estratégicos. As estações de compartilhamento funcionam todos os dias, das 6h às 22h59 para retirada de bicicletas e 24 horas por dia para devolução.
Está previsto a terceirização através do Programa de Desmobilização do Governo de Goiás para o ano de 2017 nesses trechos.
Em Goiânia, as bicicletas públicas compartilhadas foram implantadas em parceria entre a Prefeitura e a Unimed, que é a patrocinadora do projeto. Até o momento, 3.689 foram realizados no sistema DeBike, 2.362 passes de utilização foram adquiridos, sendo que, destes, 1.338 foram para o uso mensal e 753, diário.
Até às 17 horas de sexta-feira, dia 06, o número de viagens chegou a 4.489. O dia em que as bicicletas foram mais utilizadas foi dia 1º de janeiro, quando o sistema registrou 429 viagens. A última quinta-feira, 05 de janeiro, ficou em segundo lugar, com 381 viagens.
O funcionamento do DeBike pode ser acompanhado em tempo real pela internet, no site www.debikegoiania.com, qual no são catalogadas as viagens e o nível de compensação ambiental pelas toneladas de crédito de CO2 geradas com o uso do transporte não poluente.
Em Goiânia, há 150 bicicletas públicas compartilhadas distribuídas em 15 pontos estratégicos. As estações de compartilhamento funcionam todos os dias, das 6h às 22h59 para retirada de bicicletas e 24 horas por dia para devolução.
São Paulo
Mas o que pouca gente sabe é que a mesma construtora que edifica a ponte estaiada de Anápolis, também foi responsável por grandes intervenções na maior cidade da América Latina, na cidade de São Paulo, a Jofege Pavimentação e Construção Ltda doou os equipamentos de iluminação, serviços de revitalização da Ponte Estaiada de São Paulo na recente gestão do prefeito paulistano João Dória.
A empreiteira também atuou na ampliação da malha cicloviária da capital paulista, na prefeitura de Haddad nos últimos anos, nessa época a prefeitura de São Paulo promoveu a construção de uma ciclovia de 11,5 km entre o Parque do Ibirapuera, na zona sul da capital, e a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), zona oeste, ass obras executadas pela Jofege Pavimentação e Construção.
Privatização de rodovias (Implantação de pegágios)
Cerca de 600 quilômetros de rodovias, em trechos de grande volume de tráfego de veículos estão no plano de implantação de pedágios da GO-070, entre Goiânia e a Cidade de Goiás e a GO-020, da capital goiana até CristianópolisEstá previsto a terceirização através do Programa de Desmobilização do Governo de Goiás para o ano de 2017 nesses trechos.
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